Os aditivos para radiador, também conhecidos como fluidos de arrefecimento aditivados, são essenciais para o bom funcionamento e a longevidade do motor da sua van, principalmente as que trabalhando no trânsito. Eles são compostos principalmente por etilenoglicol (um tipo de álcool), inibidores de corrosão, antiespumantes e corantes, misturados com água desmineralizada.
As principais funções do aditivo são:
- Evitar o superaquecimento: Elevam o ponto de ebulição da água, impedindo que ela ferva e evapore mesmo em altas temperaturas de funcionamento do motor.
- Prevenir o congelamento: Reduzem o ponto de congelamento da água, protegendo o sistema em climas mais frios.
- Proteger contra corrosão: Combatem a ferrugem e a corrosão das partes metálicas do sistema de arrefecimento (radiador, bloco do motor, cabeçote, bomba d’água, etc.), prolongando a vida útil dos componentes.
- Lubrificar componentes: Lubrificam a bomba d’água e a válvula termostática.
- Evitar a formação de espuma: Os antiespumantes garantem que o fluido circule sem bolhas que possam prejudicar a troca de calor.
- Prevenir a formação de depósitos: Evitam o acúmulo de incrustações e depósitos que podem obstruir o sistema.
Existem três tipos principais de aditivos para radiador, e suas diferenças residem principalmente na tecnologia dos inibidores de corrosão utilizados:
- Aditivos Inorgânicos (Tecnologia IAT – Inorganic Acid Technology):
- Composição: Utilizam sais inorgânicos (como silicatos, fosfatos e boratos) como inibidores de corrosão.
- Proteção: Formam uma camada protetora sobre as superfícies metálicas do sistema de arrefecimento.
- Durabilidade: Geralmente têm uma vida útil menor, exigindo trocas mais frequentes (em média, a cada 1 a 2 anos ou 30.000 km).
- Indicação: Mais indicados para veículos mais antigos, que possuem componentes de metal como ferro fundido.
- Aditivos Orgânicos (Tecnologia OAT – Organic Acid Technology):
- Composição: Utilizam ácidos orgânicos neutralizados como inibidores de corrosão.
- Proteção: Agem de forma mais localizada, formando uma camada protetora apenas onde a corrosão está começando, sem cobrir toda a superfície. Isso permite uma troca de calor mais eficiente.
- Durabilidade: Possuem maior durabilidade, com intervalos de troca mais longos (em média, a cada 5 anos ou 240.000 km, dependendo do fabricante).
- Indicação: São mais modernos e recomendados para motores mais novos, especialmente aqueles com maior quantidade de componentes de alumínio. São geralmente biodegradáveis.
- Aditivos Híbridos (Tecnologia HOAT – Hybrid Organic Acid Technology):
- Composição: Combinam a tecnologia orgânica e inorgânica, ou seja, contêm uma mistura de sais inorgânicos e ácidos orgânicos como inibidores de corrosão.
- Proteção: Buscam combinar as vantagens dos dois tipos, oferecendo uma proteção abrangente e duradoura.
- Durabilidade: Têm uma durabilidade intermediária entre os orgânicos e inorgânicos, mas geralmente mais longa que os inorgânicos puros.
- Indicação: Desenvolvidos para atender a uma gama mais ampla de veículos e materiais, sendo uma opção versátil.
Importante:
- Nunca misture diferentes tipos de aditivos. A mistura de tecnologias incompatíveis pode causar reações químicas indesejadas, formação de depósitos, entupimento do sistema e perda de proteção.
- Sempre consulte o manual do proprietário do seu veículo. O manual especificará o tipo de aditivo e a proporção de diluição (caso seja concentrado) recomendados pelo fabricante para o seu motor.
- Utilize sempre água desmineralizada. A água da torneira contém minerais que podem reagir com o aditivo e formar depósitos no sistema de arrefecimento, prejudicando sua eficiência.
- Aditivo e fluido de radiador: O aditivo é a substância concentrada, enquanto o fluido de radiador é a mistura pronta para uso (aditivo já diluído em água desmineralizada). Ambos cumprem a mesma função, mas o aditivo concentrado exige a diluição correta.
- A cor do aditivo não indica o tipo de tecnologia. As cores são usadas apenas para identificação da marca ou para diferenciar produtos da mesma marca. O que importa é a composição e as especificações técnicas.
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