O principal problema relatado na Kia Bongo e HR, principalmente nos modelos mais antigos, é a fragilidade do sistema de injeção de combustível. Donos e mecânicos apontam que os bicos injetores são um ponto crônico de falha e no decorrer do uso, muitas começam a apresentar perda de potência.
A manutenção e reparo do sistema de injeção em veículos a diesel pode ser complexa. No caso da Bongo e da HR, a queima dos bicos é um problema recorrente. A fragilidade desses componentes pode estar ligada a fatores como:
- Qualidade do combustível: O uso de diesel de baixa qualidade ou adulterado pode acelerar o desgaste e o entupimento dos bicos.
- Vida útil curta: Relatos indicam que os bicos têm uma durabilidade menor do que o esperado, especialmente após alguns anos de uso intenso.
Sintomas apresentados além da perda de potência
Dificuldade para ligar o motor: A partida pode ficar mais demorada, principalmente com o motor frio.
Aumento no consumo de combustível: Como a injeção não está sendo feita de forma eficiente, o motor pode demandar mais diesel para manter o funcionamento, resultando em um consumo excessivo.
Fumaça preta no escapamento: Esse é um sintoma muito comum e visível. A fumaça escura indica que a queima do diesel não está completa, o que geralmente acontece quando os bicos injetores não estão pulverizando o combustível de forma adequada.
Marcha lenta instável: O motor pode ficar “engasgando” ou ter a rotação irregular quando está em marcha lenta.
Ruído no motor: Um barulho estranho, como um “tec-tec” ou batida, pode ser ouvido, especialmente em acelerações. Esse som pode ser causado pela queima irregular do combustível.
Se sua HR ou Bongo está apresentando estes sinais, venha até nossa oficina fazer um check-up, o custo gerado com o aumento no consumo de combustível pode comprometer o seu negócio, e mais, o desconforto e atrasos tendem a aumentar até parar definitivamente.